PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Pesquisa

Alexandre Alonso é reconduzido como chefe-geral da Embrapa Agroenergia


Embrapa - 29 nov 2023 - 09:04

O chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, permanecerá à frente da gestão da Unidade por pelo menos mais dois anos, conforme decisão da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Pesquisador da Unidade desde 2011, Alonso ocupa a função de chefe-geral desde fevereiro de 2020.

No processo de recondução foram analisados o relatório gerencial apresentado pelo gestor, a pesquisa de percepção encaminhada à força de trabalho e os resultados obtidos no período 2021 – 2023. Também passaram por análise os indicadores de produtividade, eficiência, eficácia e efetividade da Unidade - todos considerados excelentes pela Diretoria-Executiva (DE). Além da análise documental, Alonso também foi sabatinado por toda a DE no dia 17 de novembro.

A portaria de recondução foi publicada ontem (27).

"Foi com grande serenidade, satisfação e alegria que recebi o resultado do processo de recondução. Penso que é um claro reconhecimento do trabalho que eu venho realizando nos últimos anos na Chefia-Geral. E mais que isso! Penso que esse resultado é um reconhecimento do trabalho de toda a Unidade. Agradeço a presidente Silvia e toda a Diretoria pela confiança e pela oportunidade de continuar liderando a Embrapa Agroenergia”, afirmou Alonso sobre o resultado.

O gestor comentou também sobre a perspectiva de trabalho para o próximo biênio.

“Estou animado pelos próximos anos. Temos um novo concurso público em andamento - que ajudará a renovar nossa equipe - e no próximo ano começam os investimentos do novo PAC na Unidade. Além disso, temos um foco de atuação bem definido em nosso PEU e em nossa agenda. Uma agenda que, aliás, dialoga com temas tão urgentes e importantes para nosso país como a transição energética, os biocombustíveis avançados, a bioeconomia, os bioprodutos e bioinsumos, a neoindustrialização verde, a descarbonização, e a economia circular dentre tantos outros. Penso que a agenda da Embrapa Agroenergia é hoje bastante relevante. Nosso potencial de geração de impacto para a sociedade é enorme. Por isso não podia estar mais animado com a recondução”, disse.

Equipe executiva permanece

A atual equipe executiva de gestão permanecerá à frente dos cargos adjuntos pelos próximos anos, confirmou Alonso.

"Em time que está ganhando não se mexe, diz um famoso ditado popular. Considero que a Patrícia Abdelnur (Transferência de Tecnologia), a Patrícia Kalil (Administração) e o Bruno Laviola (Pesquisa e Desenvolvimento) têm feito excelentes trabalhos à frente de suas respectivas áreas. Além disso, são amigos e pessoas da minha mais inteira confiança pela dedicação, empenho e lealdade. Sendo assim, eles seguirão à frente das chefias-adjuntas da Unidade".

Sobre os direcionamentos estratégicos e táticos para o próximo período de gestão (2023 - 2025) Alonso disse que há ajustes a fazer tanto em PD&I quanto em áreas de suporte. Com relação às áreas finalísticas, o gestor apontou que será necessário dar maior foco no desenvolvimento, validação e transferência de tecnologias, devendo estar atentos às demandas e oportunidades decorrentes do momento que vivemos.

“A pauta da sustentabilidade nunca foi tão premente. Transição energética, biocombustíveis avançados, bioeconomia, bioprodutos, bioinsumos, neoindustrialização verde, descarbonização e circularidade são temas quentes nos quais a Unidade precisa dar sua contribuição. Devemos nos concentrar nesses temas. Uma nova revolução está em curso em nossa agricultura e em nossa indústria e temos que ser protagonistas nela. Precisaremos, assim, nos dedicar cada vez mais a prototipar, testar, escalonar e validar novas tecnologias que ‘mudem o jogo’ nos mercados em que atuamos. Que ‘mudem o jogo’ para o país. Isso significa nos dedicarmos mais no D que no P do P&D.”

Alonso também comentou sobre a importância da Unidade Embrapii na Embrapa Agroenergia.

“A Unidade Embrapii será ainda mais fundamental neste momento. Precisaremos também dedicar grande esforço para que os protótipos validados de novas tecnologias sejam posteriormente negociados/transferidos ao segmento produtivo. Somente assim poderemos ao mesmo tempo gerar impacto e rentabilizar nossa P&D”.

Quanto às áreas de suporte, Alonso destacou que é preciso continuamente buscar eficiência operacional. "Ao sermos mais eficientes, liberamos tempo para nos dedicar à nossa missão e à nossa visão" explicou o gestor.

Diálogo com a equipe

Por fim, Alonso aponta que a gestão da Unidade buscará ampliar os canais de diálogo e escuta com toda a equipe.

"No ano passado, tivemos uma série de iniciativas que buscam colocar nossos colaboradores no centro de nossa estratégia. A iniciativa ‘Bate papo com a gestão’ - que será retomada - foi a primeira ação nesse sentido. No ano corrente implementamos novos canais de diálogo no Google Workspace, e criamos momentos para que pudéssemos de forma coletiva e colaborativa discutir nossa estratégia e nossas ações, como por exemplo os workshops de revisão do PEU - iniciado em 2022 - e de acompanhamento da nossa programação - iniciado este ano".

O gestor também afirmou que novas iniciativas voltadas à qualidade de vida serão também implementadas nos próximos anos. “Esperamos, assim, criar um ambiente leve e colaborativo, além de ampliar o senso de pertencimento e o engajamento de nossos colaboradores com a agenda da Unidade", concluiu.