PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Notícias

PBio planeja ativar usina de biodiesel após mudanças no leilão


BiodieselBR.com - 11 jul 2012 - 12:23
pbio-guamare110712
A Petrobras Biocombustível (PBio) vai ampliar e comercializar a produção de biodiesel de sua usina piloto no município potiguar de Guamaré (RN). O estado não conta com nenhuma usina de biodiesel em atividade. Protocolo com governo estadual foi assinado após introdução de novo sistema de leilão.

Ontem pela manhã o diretor de biodiesel da Petrobras Biocombustível (PBio), Alberto Fontes, esteve em Natal onde assinou um protocolo de intenções com o governo do estado do Rio Grande do Norte para a operação comercial da fábrica experimental de Guamaré.

A usina de Guamaré da PBio existe desde 2004, mas só opera em caráter experimental. É nesta unidade que os pesquisadores do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) fazem testes com diferentes processos e matérias-primas.

Com assinatura do protocolo, a Petrobras investirá R$ 5,1 milhões para ampliar a capacidade produtiva da usina de seus atuais 7,2 milhões de litros para 20 milhões de litros por ano. As obras deverão estar concluídas até o final do primeiro semestre de 2013. Depois da ampliação, a unidade poderá atender quase 100% da demanda do estado, de 22 milhões de litros anuais.

Com esse movimento, a PBio passará a ter três usinas comerciais no Nordeste – as outras duas estão em Quixadá (CE) e Candeias (BA). Somadas, elas poderão produzir até 237,2 milhões de litros por ano.

Plano antigo, leilão novo
A Petrobras tem planos de comercializar o biodiesel dessa fábrica desde 2009, mas o projeto acabou sendo postergado. Porque só agora esses planos foram retomados? A resposta oficial é que o projeto precisou de uma “ampla negociação” entre a Petrobras Biocombustível, o centro de pesquisa Cenpes, a Área de Exploração e Produção da Petrobras (E&P), Abastecimento e Governo do Estado.

Coincidindo com esta improvável negociação de três anos envolvendo apenas núcleos diferentes da Petrobras e o governo de um Estado onde a estatal possui investimentos bilionários, estão as mudanças nas regras do leilão de biodiesel.

No mês passado foi realizado o primeiro leilão de biodiesel com as novas regras determinadas pelo MME. Pela sistemática as distribuidoras podem optar pelo biodiesel de determinada usina. A medida do governo estimula a regionalização da produção de biodiesel e facilita a viabilização de usinas antes consideradas inviáveis.

Desenvolvimento regional
O acordo contempla ainda a participação de agricultores familiares, com geração de até 2.430 postos de trabalhos rurais. Também prevê geração de mais 37 postos de trabalho diretos e indiretos na área industrial.

BiodieselBR.com
Tags: Guamaré Pbio