PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Valor de revenda da soja registra recorde histórico no Brasil em 2022


CNN - 09 fev 2022 - 09:38

O valor de revenda da soja no Brasil atingiu um recorde nunca antes visto. O preço médio da saca do produto no país chegou a R$ 180,12 nos primeiros dias de fevereiro, com uma variação semanal de 5%, em comparação com o mês de janeiro.

Os dados constam no relatório da consultoria Safras & Mercado e foram divulgados nesta terça-feira (8). O levantamento da consultoria especializada mostra que o custo médio do grão, em dezembro de 2021, era de R$ 161,67.

Segundo os especialistas, o aumento ‘expressivo’ no preço nas últimas semanas está relacionado às questões climáticas do Sul do Brasil. À CNN, meteorologistas afirmam que a região vive a maior seca em pelo menos 70 anos.

“É uma combinação de fatores que há muito tempo não se via para que se causasse essa terrível seca, com quebras em lavouras de soja, por exemplo, começando a afetar agora a população urbana”, afirmou o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos.

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) corroboram o cenário. Segundo o boletim mais recente, o volume de chuvas nos estados do Sul do Brasil, em fevereiro, deve ser 62% menor que a média histórica da região para o período.

E a escassez hídrica, e a menor colheita do produto, já afeta os consumidores brasileiros. O especialista do Safras & Mercado, Luiz Fernando, explica que o farelo da soja é largamente utilizado como base proteica para a ração animal, dessa forma, tendo impacto direto no custo da carne vermelha, suína e das aves.

“O farelo de soja é a base proteica para toda a ração animal no Brasil. Portanto, o preço de toda carne de frango, suína, e de boi no país está interligado diretamente com o custo da soja. E o aumento do preço do insumo, por causa da menor produção nas últimas semanas, é repassado para o valor proteínas brasileiras e, finalmente sendo repassado para o consumidor final. Resumindo, a carne está muito cara também por causa da soja”, disse Luiz Fernando.

Tags: Soja