PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Óleo de soja despenca em Chicago nesta 3ª feira e limita ganhos do grão


Notícias Agrícolas - 11 out 2023 - 09:46

O mercado da soja já testou os dois lados da tabela na Bolsa de Chicago nesta terça-feira (10), porém, as oscilações são limitadas e a condição dos preços da oleaginosa é de estabilidade na tarde de hoje. Porém, os pequenos ganhos do grão são limitados pela queda do óleo na CBOT, que opera com perdas de mais de 2,8%, levando a primeira posição a 56,88 cents de dólar por libra-peso. Na contramão, o farelo subia perto de 0,7%.

A volatilidade tem estado bastante presente entre as commodities nesta semana diante dos cenários geopolítico e financeiro globais. As últimas notícias vindas do Oriente Médio deixaram o quadro ainda mais incerto e sensível, com bastante aversão ao risco.

Entre os fundamentos, para o óleo parte da pressão vem dos números sobre os estoques de óleo de palma da Malásia, os quais alcançaram suas máximas em 11 meses diante de uma queda das exportações. Os dados partem do Conselho do Óleo de Palma da Malásia (MPOB, na sigla em inglês).

Os estoques subiram 9,6% no final de setembro em relação a agosto para 2,31 milhões de toneladas, registrando o quinto mês consecutivo de aumento nos números do segundo maior produtor mundial do subproduto. De óleo de palma bruto, os estoques subiram 4,33% em setembro, para 1,83 milhão de toneladas, enquanto as exportações caíram para 1,2 milhão de toneladas.

"Os estoques subiram em linha com as expectativas do mercado. O ritmo indica que os estoques podem subir ainda mais na Malásia para 2,5 milhões de toneladas até dezembro", informou um trader internacional à agência de notícias Reuters.

Para a soja, o avanço do plantio no Brasil - e as condições de clima por aqui - tem se tornado um dos fatores mais relevantes para a movimentação dos preços, bem como a conclusão da colheita nos Estados Unidos, o comportamento da demanda e mais a competitividade entre Brasil e Estados Unidos nas exportações.

Assim, o caminhar do dólar também exige bastante monitoramento por parte do mercado. Frente ao real, o dia é de queda da moeda americana, com perda de mais de 1%, levando a divisa a R$ 5,07.

A China já está de volta do seu feriado, porém, voltou sem trazer grande apetite, ao menos nesta segunda, por novas compras de soja. E ao mesmo tempo, na Bolsa de Dalian, os futuros das commodities agrícolas registraram mais um dia de baixas.

Carla Mendes – Notícias Agrícolas