Exportações de soja perdem fôlego e voltam a se aproximar da média
BiodieselBR.com
-
11 jun 2024 - 17:41
PUBLICIDADE
O ímpeto dos exportadores brasileiros de soja parece estar perdendo força. Em maio, os embarques da commodity somaram um pouco mais que 13,4 milhões de toneladas. Esse volume representa um recuo substancial de 13,7% em relação ao que havia sido registrado no mesmo período de 2023. Um mês antes, as exportações apresentaram expansão de 2,8%.
Essa desaceleração já era esperada pelo mercado, uma vez que a colheita deste ano não foi tão volumosa quanto as primeiras projeções apontavam. Dados compilados por BiodieselBR.com a partir das estimativas divulgadas por 14 fontes que publicam periodicamente estimativas sobre a produção brasileira de soja indicam que o agro brasileiro deverá colocar 149,3 milhões de toneladas do grão no mercado este ano.
Embora esse não seja necessariamente um resultado ruim – ainda seria a segunda maior colheita da história, atrás só dos 154,6 milhões da safra 2022/23 –, ele está muito aquém dos 163,1 milhões de toneladas que o mercado esperava no auge do otimismo em setembro do ano passado.
As mais lidas
PUBLICIDADE
Veja mais
Mais lidas: Soja
Outros destaques
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.