PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Soja

Abiove eleva previsão de exportação de soja do Brasil


Reuters - 08 jul 2021 - 09:18

A exportação de soja do Brasil em 2021 deverá atingir um recorde de 86,7 milhões de toneladas, estimou nesta quarta-feira a associação da indústria Abiove, elevando em 1 milhão de toneladas sua projeção ante a divulgada em junho, diante da forte demanda da China.

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) ainda reduziu a previsão de estoques finais de soja do país neste ano em 1 milhão de toneladas, para 4,16 milhões de toneladas, após alta na expectativa de exportação.

Mas o economista-chefe da Abiove, Daniel Amaral, comentou que esses números de estoques poderiam subir mais, caso o governo decida não retomar o patamar de mistura de biodiesel no diesel para 13% (B13), nível este que foi reduzido para B10 nos últimos dois certames por conta de uma escalada de preços.

"A China está demandando mais produto", afirmou Amaral à Reuters, ao explicar a revisão nos embarques do país, maior produtor e exportador da oleaginosa, após as vendas externas no primeiro semestre terem superado 60 milhões de toneladas.

Caso a nova estimativa se confirme, a exportação de soja brasileira superaria em 4,5% a registrada em 2020 e apagaria o recorde anterior de 2018 (83,25 milhões de toneladas), segundo a Abiove.