PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Sorocaba inicia coleta de óleo de cozinha para produção de biodiesel


Jornal Cruzeiro do Sul - 18 mai 2012 - 11:02
Coleta-Oleo-18-05-12O Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento, Emprego e Cidadania (Ceadec) lança hoje, a partir das 9h no auditório do jornal Cruzeiro do Sul o programa Limpa Óleo, que tem como objetivo sensibilizar a população de Sorocaba sobre a importância da destinação ambientalmente adequada do óleo residual de fritura e promover a coleta e destinação final adequada do produto. 

A partir de amanhã, serão distribuídos coletores de óleo de cozinha em 170 pontos estratégicos da cidade. As coletas serão feitas pelos LEVs, sigla para Local de Entrega Voluntária, que serão divulgados hoje durante o lançamento e a partir de amanhã para a população em geral.

Conforme orientação da presidente do Ceadec, Rita de Cássia Gonçalves Viana, o ideal é que as pessoas acondicionem o óleo em garrafas pet de dois litros e que preferencialmente esperem que o recipiente esteja cheio para levar até o posto de coleta. Cada LEV tem capacidade para 25 garrafas Pet. 

Assim que a capacidade estiver completa, o material será retirado e conduzido por um triciclo para a Divisão Óleo da Rede Solidária Cata-Vida (situada na rua Chile, 401), onde passará por um processo de filtragem e clareamento. O óleo será então purificado e comercializado. Pode ser reaproveitado para a ração animal ou na produção de combustível biodegradável, o biodiesel.

Rita Viana afirma que o Ceadec tem uma usina de biodiesel que é subutilizada. De acordo com ela, a usina tem condição de produzir 6 mil litros por dia, porém até o momento conseguiu atingir 12 mil litros por mês. A meta é que a partir de agora as coletas sejam intensificadas e a expectativa é de que em um período de seis meses, com os 170 postos de coleta, a usina consiga produzir mais 10 mil litros por mês. 

O investimento, da ordem de R$ 198 mil, inclui ainda a realização de campanhas de orientação visando conscientizar os sorocabanos da importância do descarte adequado do óleo, a distribuição de materiais educativos e realização de palestras.

Criado em 1999 com a missão de assessorar empreendimentos de economia solidária, o Ceadec se tornou referência nacional na organização de catadores em cooperativas e do trabalho destas em rede. A relação dos postos que irão receber os óleos ainda será divulgada, porém estabelecimentos e condomínios interessados em fazer a coleta podem entrar em contato com o Ceadec pelos telefones (15) 3018-2838 / 3232-3667 ou pelo email [email protected]. O programa Limpa Óleo conta com o apoio do jornal Cruzeiro do Sul, do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e da Rede Cata-Vida.

Daniela Jacinto
Foto: Jornal Cruzeiro do Sul