PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Projeto de reciclagem de óleo de cozinha é premiado pela Finep


BiodieselBR.com - 01 nov 2012 - 13:53 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
biotechnos finep_011112
Um projeto focado na produção de biodiesel a partir de óleos e gorduras residuais (OGRs) foi o grande vencedor na categoria Inovação Sustentável do Prêmio Finep de Inovação 2012 para a Região Sul. O prêmio foi entregue ontem (31) em cerimônia realizada em Porto Alegre (RS) durante o encerramento do 5º Congresso Internacional de Inovação.

Chamado Bioplanet, o projeto é desenvolvido pela Biotechnos – empresa que fornece equipamentos e serviços para a indústria de bioenergia e outros segmentos econômicos – e envolve a formação de arranjos produtivos locais focados na coleta de OGRs para sua posterior conversão em biodiesel através de miniusinas.

Em setembro passado, o Bioplanet obteve a chancela do Ministério do Esporte e fará parte do Programa de Promoção do Brasil na Copa do Mundo 2014. A ideia é instalar postos de coleta de óleo de cozinha usado nas cidades que abrigarão as seleções e os jogos do mundial. Também serão treinados 10 mil catadores de materiais reciclados para que eles possam manusear de forma correta o óleo recebido.

A expectativa da empresa é que a rede montada pelo projeto recicle cerca de 25 milhões litros do material até o final do campeonato da Fifa. O biocombustível produzido será usado nos geradores dos estádios e nos veículos oficiais da organização da Copa do Mundo.

Em nota oficial veiculada pelo site da empresa, a presidente do Conselho da Biotechnos, Márcia Werle, comemorou a vitória. "O Prêmio da Finep é uma importante conquista e é uma honra recebê-lo num momento tão oportuno”, afirmou a executiva.

Essa foi a 15ª edição do Prêmio Finep que recebeu inscrições de 588 projetos – aumento 56% em relação ao ano anterior. Na Região Sul foram 187 concorrentes.

Por vencer a etapa regional, a Biotechnos receberá um prêmio no valor de R$ 100 mil se classifica para a finalíssima nacional onde vai concorrer com os vencedores da categoria Inovação Sustentável das outras regiões brasileiras. Os vencedores nacionais serão anunciados em Brasília em data ainda a ser marcada.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com