PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Óleo de cozinha

Parceria entre Petrobras e Unit viabiliza sistema para reciclagem de OGRs


Assessoria Petrobras - 30 abr 2015 - 18:14

Um convênio entre a Petrobras e Universidade Tiradentes (Unit), está viabilizando a construção de um protótipo para o processo de produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha residencial ou comercial. O projeto tem foco principalmente acadêmico e de pesquisa.

Coordenado pelos professores Manuela Leite e Paulo Jardel Araújo, o projeto foi iniciado em dezembro de 2013 e engloba o dimensionamento de equipamentos. Os alunos da instituição têm contato com o sistema experimental que utiliza técnicas de automação e controle de processos. Como matéria-prima da síntese de biodiesel é utilizado óleo residual de fritura e usa energia solar para o funcionamento do sistema.

Para a coleta dos resíduos, os alunos iniciaram um trabalho de conscientização na comunidade e nos estabelecimentos do entorno da Universidade, que são estimulados a fazer a separação do óleo residual.

Com o apoio ao projeto, a Petrobras visa incentivar pesquisas tecnológicas e inovadoras e colaborar com a formação de jovens profissionais.