PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Indonésia planeja estender isenção de taxa de exportação de óleo de palma até fim do ano


Reuters - 05 out 2022 - 09:25

A Indonésia, maior produtor mundial de óleo de palma, pode estender uma isenção de taxa de exportação sobre o óleo comestível até o final deste ano, disse o ministro-chefe da Economia nesta terça-feira.

A Indonésia começou a renunciar às taxas impostas às exportações de produtos de óleo de palma a partir de meados de julho para ajudar a reduzir o excesso de estoque acumulado após uma proibição de exportação de três semanas no final de abril, projetada para estabilizar os preços locais do óleo de cozinha.

A política de isenção está programada para terminar após 31 de outubro.

“O plano é para uma extensão… até o final do ano”, disse o ministro Airlangga Hartarto a repórteres.

A Indonésia cobra taxas de exportação, além de um imposto de exportação separado, para custear subsídios para seus programas de biodiesel e de replantio para pequenos proprietários.

No entanto, como os preços do óleo de palma caíram e o custo do biodiesel à base de óleo de palma passou a ser menor do que o do diesel fóssil, atualmente Indonésia precisa de menos recursos para o programa de biodiesel, disse Airlangga.

O governo continuará monitorando a implementação da chamada política de obrigações do mercado doméstico, que foi introduzida no início deste ano para garantir o fornecimento doméstico de óleo de cozinha, disse Airlangga.

Os exportadores de óleo de palma são obrigados a vender uma parte de seus produtos domesticamente antes de serem autorizados a exportar.

Atualmente, as empresas podem exportar nove vezes mais do que venderam no mercado interno.