PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Dendê / Palma

Estoques de óleo de palma da Malásia caem a nível mais baixo em 7 meses


Fábio Rodrigues - 11 mar 2024 - 09:14

Os estoques de óleo de palma da Malásia no final de fevereiro diminuíram para os níveis mais baixos em sete meses conforme a produção atingiu uma mínima em 10 meses, compensando a desaceleração das exportações, informou o órgão regulador do setor nesta segunda-feira.

A redução dos estoques na Malásia, o segundo maior produtor mundial de óleo de palma depois da Indonésia, ajudaria a sustentar os futuros de referência, que perderam 10% em 2023.

Os estoques de óleo de palma da Malásia no final de fevereiro caíram 5% em relação ao mês anterior, para 1,92 milhão de toneladas, o menor nível desde julho de 2023, segundo dados do órgão regulador do setor, o Conselho de Óleo de Palma da Malásia (MPOB).

A produção de óleo de palma bruto caiu 10,18% em relação a janeiro, para 1,26 milhão de toneladas, a menor desde abril de 2023, enquanto as exportações de óleo de palma despencaram 24,75%, para 1,02 milhão de toneladas, disse o MPOB.

Uma pesquisa da Reuters previu estoques de fevereiro em 1,91 milhão de toneladas, uma queda de 5,7% em relação ao mês anterior, com produção de 1,32 milhão de toneladas e exportações de 1,14 milhão de toneladas.

O relatório do MPOB ficou dentro das expectativas, disse Anilkumar Bagani, chefe de pesquisa da corretora de óleos vegetais Sunvin Group.

"Mas como a produção está caindo e as exportações estão aumentando antes do festival do Ramadã, os estoques mais baixos podem dar algum apoio".

O consumo de óleo de palma geralmente aumenta durante o mês do Ramadã e do Eid al-Fitr, que ocorrerá em março e abril de 2024.

O potencial de alta nos preços do óleo de palma é limitado pelo prêmio dos preços em relação ao óleo de soja e ao óleo de girassol, o que está forçando muitos compradores a mudar para essas alternativas mais baratas, disse um trader de Mumbai.

Em fevereiro, as importações de óleo de palma da Índia, principal comprador, caíram para seus níveis mais baixos em nove meses, já que os preços mais altos levaram os compradores a reduzir as compras do óleo tropical e aumentar a compra de óleo de girassol, disseram os comerciantes na semana passada.

Danial Azhar e Rajendra Jadhav – Reuters