PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Potencial produtivo da canola garante rentabilidade


Assessoria BSBios - 08 out 2015 - 14:31
CanolaBSBios 081015
Os produtores do norte do Rio Grande do Sul estão em plena colheita da cultura da canola com resultados positivos em termos de produtividade. Na região de Erechim, produtores têm atingido em torno de 25 sacas – cerca de 1.500 kg – por hectare.

O produtor Jarbas Talgatti, da localidade de Capo-Ere investiu pela primeira vez na canola e gostou da experiência. “Parecia que ia ser bem mais difícil, o clima contribuiu e com a assistência técnica da BSBios me orientando estou colhendo uma excelente safra. Estou com uma média de mais de 30 sacas/ha”, relatou satisfeito o produtor que possui 50 hectares implantados da cultura.

A Canola é uma cultura de rotação, que traz muitos benefícios para a terra além de agregar valor à produção, dilui o custo com maquinário, custos fixos e variáveis. “A cultura tem um custo de implantação mais barato relacionado com as outras culturas de inverno como a cevada ou o trigo. Outro fato positivo é que o valor de venda do grão é atrelado ao da soja, o que traz uma boa lucratividade”, destacou o gerente da unidade de Capo-Ere, Lizandro Pereira.

Após a colheita, a área está pronta para o plantio do milho, ou se a opção for pela cultura da soja, a semeadura pode se iniciar em 15 dias. A colheita deve se estender até o final de outubro.

De acordo com a Conab no Estado foram cultivados aproximadamente 35 mil hectares de canola, totalizando no país 40,1 mil ha.
Tags: Bsbios