Embrapa aponta canola como alternativa de cultivo no Cerrado
O Brasil Rural conversa nesta quarta-feira (19) com o pesquisador da Embrapa Trigo, Gilberto Tomm, de Passo Fundo – Rio grande do Sul, que fala da canola como alternativa de cultivo no período de frio, época em que o produtor tem poucas alternativas de plantio.
Segundo o pesquisador, a canola tem ganhado destaque entre cultivos de inverno, tanto como alternativa para rotação de culturas, como para aumento na geração de renda.
“Nós temos uma grande novidade que é uma descoberta aqui no Brasil, através de trabalhos que desenvolvemos no estado de Goiás e outras regiões do Centro-oeste e em Minas Gerais, em que se identificou pela primeira vez a nível mundial esse avanço da possibilidade de cultivar canola também na região do cerrado” , explica Gilberto Tomm.
O especialista destaca ainda que a canola constituiu a grande e nova alternativa para expansão da produção de grãos brasileiros sem derrubar uma árvore. É uma oportunidade para milhões de hectares, pois é a canola é o óleo mais saudável e consumido na Europa e no Canadá. Além disso, a canola é um óleo de baixo teor de ácido erúcico, extraído de uma planta chamada colza.
Ouça a entrevista no player abaixo: