PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Canola

Agricultores gaúchos ampliam área destinada ao plantio da canola


Globo Rural - 01 ago 2014 - 12:54 - Última atualização em: 29 nov -1 - 20:53
CanolaRS 010814
Os agricultores gaúchos ampliaram a área destinada ao plantio de canola. As lavouras estão no período de floração e a expectativa é de uma boa safra.

Os campos da região norte do Rio Grande do Sul estão tomados por plantações de canola. Neste ano, o agricultor Leomar Tombini, do município de Carazinho, decidiu investir na produção e aumentou de 50 para 500 hectares a área plantada com a cultura de inverno. O motivo é o preço pago pela saca de 60 quilos do grão, que hoje acompanha o preço da soja.

Segundo levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 80% da produção de canola do país fica no rio grande do sul. No estado foram cultivados nesta safra quase 50 mil hectares da oleaginosa.

A maior parte da produção de canola atende indústrias de biocombustível como uma que fica em Passo Fundo, norte do estado. O Ministério de Minas e Energia determinou que a mistura no óleo diesel deve chegar a 9% até novembro, o que estimula ainda mais a expansão do cultivo já que os grãos têm o dobro de óleo do que a soja.

O vídeo da reportagem veiculada pelo Globo Rural pode ser acessado clicando aqui.