PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Outros países

Produção das refinarias de petróleo da China em abril aumenta 18,9% ano a ano


Reuters - 17 mai 2023 - 10:35 - Última atualização em: 07 jun 2023 - 11:51

A produção das refinarias de petróleo da China em abril aumentou 18,9% em relação ao ano anterior, para o segundo nível mais alto já registrado, mostraram dados nesta terça-feira, com as refinarias mantendo alta taxas de operação para atender à demanda doméstica de combustível em recuperação e acumular estoques antes da temporada de viagens de verão.

A produção total das refinarias na China, segundo maior consumidor de petróleo do mundo, atingiu 61,1 milhões de toneladas, mostraram dados do National Bureau of Statistics (NBS), o equivalente a 14,87 milhões de barris por dia (bpd).

Isso se compara a 12,6 milhões de bpd em abril do ano passado, quando a produção caiu devido ao impacto dos bloqueios generalizados da Covid-19 na demanda doméstica de combustível.

As taxas de operação em abril foram ligeiramente menores que os níveis de março, que quebraram recordes históricos à medida que as refinarias aumentaram a produção para capturar a forte demanda de exportação e elevar os estoques antes das paralisações para manutenção. No mês passado, a produção das refinarias foi equivalente a 14,9 milhões de bpd.

O feriado de 1º de maio, que ocorreu de 29 de abril a 3 de maio, também deu um impulso significativo à demanda doméstica por gasolina e combustível de aviação na China, já que as viagens domésticas dispararam com a demanda doméstica reprimida.

O aumento das operações em outras refinarias compensou o fechamento de algumas usinas para manutenção em abril, disse Xu Peng, analista de produtos refinados da consultoria chinesa JLC antes dos dados.

Os dados do NBS também mostraram que a produção de petróleo bruto da China no período de abril foi de 17,3 milhões de toneladas, cerca de 4,2 milhões de bpd, contra 17 milhões de toneladas em 2022.

A produção de gás natural aumentou 7% para 18,9 bilhões de metros cúbicos (bcm) em relação aos 17,7 bcm do ano passado.

Andrew Hayley – Reuters