Produção de diesel de biomassa dos EUA caiu 16,4% no ano passado
Foi um tombo e tanto. De acordo com dados da Administração de Informação de Energia (EIA) do governo dos Estados Unidos, a produção de diesel de biomassa – categoria que engloba tanto o biodiesel quanto o diesel verde – fechou o último ano ligeiramente acima dos 15,4 milhões de m³. Foi uma contração de impressionantes 16,4% em relação aos 18,4 milhões de m³ do ano anterior, encerrando uma sequência de dez anos de resultados positivos, ao longo dos quais a produção norte-americana se multiplicou por cerca de três vezes e meia.
Esta freada já estava anunciada desde o 1º semestre. Os números de então indicaram que os produtores não estavam conseguindo manter o ritmo dos anos anteriores.
Mudança incompleta
O motivo desse aparente desânimo era uma indefinição na estrutura dos incentivos fiscais oferecidos aos fabricantes de biocombustíveis por Washington.
Na virada de 2024 para 2025, um subsídio no valor de US$ 1 pago às petroleiras a cada galão de biocombustível misturado aos combustíveis fósseis, que vinha sendo pago há muitos anos, foi substituído pelo chamado 45Z – um novo subsídio pago diretamente aos fabricantes, cujo valor exato é calculado com base na redução das emissões de carbono oferecidas por cada biocombustível.


.gif)

