PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
EUA

Brasil e EUA vão cooperar em hidrogênio limpo e combustível sustentável de aviação


epbr - 25 jul 2023 - 08:52

O Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD) e a secretária de energia dos Estados Unidos, Jennifer Granholm, anunciaram nesta sexta-feira, 21, que vão cooperar em áreas de energia limpa, como hidrogênio de baixo carbono e combustíveis sustentáveis de aviação (SAF, em inglês).

A assinatura do acordo ocorreu durante a 14ª Reunião Ministerial de Energia Limpa e da 8ª Missão de Inovação do G20 em Goa, na Índia.

Os líderes renovaram compromisso de trabalhar juntos “como potências energéticas globais com valores e prioridades compartilhados” por meio do Fórum de Energia Brasil-EUA (USBEF), o principal diálogo bilateral para cooperação técnica, política, comercial e de investimento com foco na transição energética.

Entre os objetivos está atrair investimentos do setor privado.

De acordo com comunicado, os dois líderes concordaram em trabalhar com o setor privado para implementar um novo trabalho em combustíveis de aviação sustentáveis, hidrogênio limpo e gestão de carbono e metano.

Além disso, pretendem lançar comitês de ação público-privada da iniciativa Diálogo da Indústria de Energia Limpa (CEID) até a COP28, para avançar nessas três tecnologias consideradas críticas.

O CEID também facilitará a cooperação na modernização e armazenamento da rede, bem como na energia eólica offshore em sua segunda fase.

“Tive a oportunidade também de reforçar no encontro com a ministra Granholm, o trabalho do programa Combustível do Futuro, que vai trazer um marco legal para combustíveis de baixo carbono e captura de carbono. Ela demonstrou grande interesse no projeto e se dispôs a fomentar a colaboração entre as empresas brasileiras e americanas na área de energia limpa e de gestão de carbono”, comenta o ministro Alexandre Silveira.

O Plano de Ação USBEF 2023-2024 define quatro áreas para colaboração:

- Mobilizar o envolvimento do setor privado e da comunidade, especialmente para projetos de energia com financiamento público

- Gestão de carbono e metano, com troca de experiência em captura, armazenamento e utilização de carbono e mitigação de metano

- Energia nuclear, com o objetivo de expandir a cooperação e lançar novos esforços na regulamentação

- Renováveis e modernização da rede, para aumentar a cooperação em energia renovável e eficiência energética, particularmente em setores estratégicos como hidrogênio limpo, energia eólica offshore, combustíveis sustentáveis, modernização da rede e armazenamento