PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Syngenta fecha acordo com Sinograin para garantir venda de soja argentina à China


BiodieselBR.com - 08 dez 2020 - 09:47

A Syngenta anunciou na Argentina um acordo de grandes proporções com a Sinograin – estatal chinesa que atua no mercado de grãos e óleos vegetais no país. Pelo acordo, foi garantida a venda de 1,2 milhão de toneladas de soja argentina ou uruguaia para a China, por US$ 500 milhões.

A iniciativa, batizada como Agri Value Chain, visa melhorar as condições das operações de barter, na Argentina, permitir a exportação direta de grãos e derivados do país sul-americano ao mercado chinês e promover a cooperação de toda a cadeia agroindustrial, diz nota divulgada pela Syngenta, que aproveitou a comemoração de seus 20 anos de atuação na Argentina para anunciar o acordo.

De origem suíça, a Syngenta faz parte da holding Syngenta Group, controlada pelas estatais Sinochem e ChemChina. A múlti também informou que deverá investir mais de US$ 25 milhões na Argentina entre 2019 e 2022 para realizar melhorias que lhe permitirão aumentar a capacidade produtiva em suas duas plantas de processamento de sementes e nos centros de pesquisa localizados ao sul da Província de Santa Fe.

Antonio Aracre, diretor-geral da Syngenta na América do Sul, destacou, na nota. que estão “abertas as portas para o mercado [chinês] que é o que mais cresce e o que mais demanda”.

Aracre destacou a Agri Value Chain como um projeto fundamental para a integração na cadeia de valor. “Começaremos a conectar os produtores argentinos com os importadores chineses. Aos produtores, vamos repassar todas as vantagens competitivas do câmbio, enquanto ao Estado garantiremos um timing extremamente eficiente na liquidação do câmbio”, disse o executivo

Fernanda Pressinott – Valor Econômico