PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Argentina

Argentina se aproxima do B10


BiodieselBR.com - 17 abr 2012 - 15:44
Christina
Com a produção a caminho de um novo recorde e novos investimentos em curso, a indústria argentina de biodiesel tem pressa em ampliar o mercado interno. O governo de Buenos Aires parece cada vez mais inclinado a tornar obrigatória a mistura de 10% de biodiesel no óleo diesel.

Embora a maior parte do biodiesel fabricado na Argentina tenha a Europa como destino – foram mais de 1,7 milhão de toneladas no ano passado –, há cada vez mais turbulência. Há meses a Espanha já fala em adotar restrições ao biodiesel importado sob o argumento de que a Argentina adotaria práticas desleais para baratear o produto de suas usinas. Até agora o governo espanhol estava relutante em tomar uma providência nesse sentido, mas, depois que a Argentina decidiu nacionalizar a YPF, tirando do controle da espanhola Repsol, a perspectiva é que os espanhóis retaliem comercialmente.

Paralelamente, o Ministério do Comercio da Argentina estaria estudando medidas para aumentar a arrecadação do governo, situação que poderia levar à cobrança de mais impostos sobre as exportações de biodiesel e uma redução na competitividade do segmento.

Esta não é a primeira vez que a Argentina fala em ampliar a mistura obrigatória para 10% ainda esse ano.
 
Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com
Tags: Argentina