PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Governo Obama anuncia estímulo a biocombustíveis


Reuters - 18 ago 2011 - 06:55 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta terça-feira uma iniciativa de US$ 510 milhões para incentivar a produção de biocombustíveis de próxima geração.

Por meio do plano patrocinado pelos departamentos da Marinha, Agricultura e Energia, as companhias serão convidadas a fazer ofertas em novos projetos no setor de biocombustíveis, nos quais o governo vai igualar o investimento.

"O presidente entende que para sermos mais competitivos economicamente, e para termos mais segurança, precisamos de diversificação em nossas escolhas energéticas ao invés de continuarmos apoiando cegamente os monopólios dos produtores de petróleo", disse o secretário de agricultura, Tom Vilsack.

Em março, Obama estipulou uma meta de redução das importações de petróleo em um terço até 2025.

Os projetos envolveriam a produção de combustíveis a partir de lascas de madeira e partes não comestíveis das plantas, em oposição ao combustíveis mais tradicionais, como aqueles feitos a partir do milho.

"Isso vai sustentar o desenvolvimento de uma nova indústria, que vai substituir o petróleo importado com combustíveis seguros e renováveis, produzidos aqui nos Estados Unidos", disse o secretário de Energia, Steven Chu.

O uso do milho para a produção de etanol tem sido criticado por ajudar a elevar os preços do grão, afetando globalmente os pobres.

Tags: Eua