PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Embrapa vai realizar I Simpósio Nacional de Biorrefinarias


Embrapa - 29 set 2011 - 13:26 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

O I Simpósio Nacional de Biorrefinarias acontece em Brasília nos dias 29 e 30 de setembro, no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação, em Brasília, DF. O evento, de abrangência nacional, visa tornar-se um fórum periódico de discussão e troca de experiências, por meio da participação dos principais players comprometidos com as biorrefinarias e com tecnologias de suporte, destacando-se os segmentos bioenergético e químico.

A organização é da Embrapa Agroenergia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Associação Brasileira de Química (ABQ) e da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB).

O Simpósio, que reunirá os principais especialistas brasileiros, tem por objetivos diagnosticar o setor, identificar desafios e propor soluções inovadoras para o que as biorrefinarias nacionais se tornem referencias mundiais.

Em sua primeira edição, o Simpósio busca diagnosticar o estado-da-arte e os desafios tecnológicos relacionados às biorrefinarias, "o que permitirá elaborar propostas técnicas e de estratégias público-privadas para alavancar os potenciais econômico e de sustentabilidade das mesmas, voltados para produção de energia e de produtos químicos renováveis", explica o pesquisador da Embrapa Agroenergia, Silvio Vaz Júnior.

De acordo com o gerente de eventos da ABQ, Celso Fernandes, esse evento é uma oportunidade para que os profissionais que atuam nesta área encontrem mais um fórum de discussões e conhecimento. A ABQ realizou no ano passado um workshop sobre o tema, que teve grande repercussão, e sua diretoria ficou extremamente feliz ao receber o convite da Embrapa Agroenergia para participar do evento como parceira. "O setor dos ‘bios’ vem crescendo tanto em desenvolvimento quanto em atuação no mercado de forma avassaladora. Nos próximos dois anos teremos pelo menos mais três eventos na área de biorrefinarias", completa Fernandes.

Os assuntos a ser abordados no I Simpósio Nacional de Biorrefinarias são: cenários nacionais e mundiais das biorrefinarias, importância da química verde para as biorrefinarias, esforços da Embrapa Agroenergia relacionados ao tema, potencial econômico das biorrefinarias, rotas tecnológicas, parcerias público-privadas, e minimização de impactos ambientais.

Já estão confirmadas as participações das empresas Braskem, Rhodia, Petrobras Biocombustível, Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Raízen, Rhodia, entre outras.

Palestrantes e Participantes de Mesas-redondas

Jorge Soto, diretor de desenvolvimento sustentável da BRASKEM;

Marcelo Kós da Silveira Campos, diretor de assuntos industriais da Associação Brasileira das Indústrias Químicas (ABIQUIM);

Peter Seidl, professor da Escola de Química da UFRJ e membro da Associação Brasileira de Química (ABQ);

Ronaldo do Nascimento, gerente de P&D da RHODIA POLIAMIDA E ESPECIALIDADES;

Francisco Gírio, pesquisador sênior do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LINEG, Portugal) e presidente da Sociedade Iberoamericana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (SIADEB);

André Bello, gerente de suporte técnico em etanol da PETROBRAS BIOCMBUSTÍVEIS;

James Clark, professor do Departamento de Química daUNIVERSITY OF YORK (UK);

Fernando Leite, professor da Escola de Química da UFRJ e engenheiro de processos aposentado da PETROBRAS

José Dilcio Rocha, pesquisador da Embrapa Agroenergia;

Bruno Galvêas Laviola, pesquisador e chefe adjunto de Comunicação e negócios da Embrapa Agroenergia;

Frederico Durães, pesquisador e chefe-geral da Embrapa Agroenergia;

Esdras Sundfeld, pesquisador e chefe adjunto de P&D da Embrapa Agroenergia

Evandro Curtolo da Cruz, gerente de processos e novas tecnologias da RAÍZEN;

Jaime Finguerut, gerente do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC).

Mais informações pelo telefone: (61) 3448-1581

Daniela Garcia Collares