PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Dilma lamenta em nota morte de Expedito Parente


O Globo - 14 set 2011 - 05:44 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

A presidente Dilma Rousseff lamentou nesta terça-feira a morte do pesquisador Expedito José de Sá Parente, criador do biodiesel brasileiro, e manifestou solidariedade a familiares, amigos e admiradores. Em nota divulgada há pouco, Dilma diz que Parente é "motivo de orgulho para todos nós, brasileiros" e que "sua descoberta, patenteada no Brasil, teve amplo reconhecimento mundial e importância decisiva para o futuro do país". Dilma destaca ainda que o biodiesel, "produzido a partir de matéria-prima desenvolvida por milhares de agricultores familiares, contribuiu para reduzir a pobreza no campo".

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, também lamentou a morte de Expedito Parente em nota: “Se o Brasil está hoje na ponta da pesquisa e do uso das fontes renováveis de energia, deve muito ao trabalho de Expedito Parente. Como pai do biodiesel – foi o primeiro no mundo a registrar uma patente do produto –, o professor foi precursor, três décadas atrás, de uma tecnologia hoje importantíssima no cenário energético mundial. Contribuiu ainda, de maneira fundamental, para a estruturação do programa de biocombustíveis do governo Lula.”

Veja a íntegra da nota:

"Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento do pesquisador Expedito José de Sá Parente

Expedito José de Sá Parente, professor e pesquisador cearense, criou o biodiesel, motivo de orgulho para todos nós, brasileiros. Sua descoberta, patenteada no Brasil, teve amplo reconhecimento mundial e importância decisiva para o futuro do país. A dedicação de Expedito ao biodiesel, produzido a partir de matéria-prima desenvolvida por milhares de agricultores familiares, contribuiu para reduzir a pobreza no campo. Além disso, o biodiesel não polui o meio ambiente, representando um enorme avanço em relação a outros combustíveis.

No momento da perda deste grande brasileiro, quero enviar meu abraço solidário a seus parentes, amigos e admiradores."