PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil


BiodieselBR - 13 out 2011 - 06:36 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Os usuários do portal BiodieselBR já podem encomendar em nossa loja virtual suas cópias do livro “Complexo Agroindustrial do Biodiesel: Competitividade das cadeias produtivas de matérias-primas”. De responsabilidade da Embrapa Agroenergia, a publicação é resultado de um verdadeiro mergulho nas particularidades das cadeias produtivas das principais oleaginosas usadas na fabricação do biodiesel.

Segundo o coordenador do projeto e pesquisador aposentado da Embrapa, Dr. Antônio Maria Gomes de Casto, o livro – com 712 páginas – foi resultado de um exaustivo trabalho de pesquisa conduzido por uma equipe formada por 20 pesquisadores entre os anos de 2004 até 2009. No total o livro se divide em 14 capítulos que analisa cada uma das cadeias produtivas das oleaginosas em separado – com levantamentos minuciosos de dados a respeito da situação das cadeias da soja, do dendê, do girassol, da mamona e da canola – além de analises em profundidade de todo o sistema de produção e comercialização do biodiesel no Brasil.
embrapaa.jpg
Segundo o Dr. Gomes de Castro, antes da publicação do livro, os resultados do estudo foram apresentados em três reuniões de coordenação que reuniram a nata dos especialistas brasileiros. Estes atribuíram notas para cada um dos gargalos identificados pela pesquisa para compor um mapa de prioridades, desafios e oportunidades para o setor. “Escolhemos os participantes dessas reuniões a dedo entre os colegas que estavam trabalhando com as diferentes cadeias produtivas e fizemos oficinas de três dias, nas quais usamos uma metodologia para pensar e criar posições comuns”, conta o pesquisador. Esse trabalho permitiu mapear os principais gargalos e oportunidades presentes no sistema de produção do biodiesel como um todo.

O tamanho do esforço pode ser atestado pela lista de agradecimentos do livro que inclui 97 nomes.
 
A publicação foi lançada oficialmente nos dias 15 e 16 de setembro durante o Seminário Nacional sobre o Complexo Agroindustrial do Biodiesel no Brasil realizado na sede a Embrapa em Brasília (DF).

Para comprar o livro clique aqui.

Complexo Agroindustrial de Biodiesel no Brasil
Páginas: 712
Tamanho: 18,5 x 25,5 cm
Editora: Embrapa

Tags: Livro