PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Em Foco

[Video] Colheita do girassol


Globo Rural - 26 nov 2008 - 07:37 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:07

Produtores de girassol do Rio Grande do Sul estão se preparando para a colheita. No noroeste do Estado, as lavouras se desenvolveram bem.

A plantação vai além de uma linda paisagem. Os mais de 18 mil hectares da cultura no Rio Grande do Sul devem render uma produção media superior a 28 mil toneladas. Foi com a perspectiva de uma boa safra que o agricultor Gilberto Scapin destinou parte da sua lavoura ao girassol.

Essa é a segunda safra que o produtor investe na lavoura de girassol. Ao todo são 50 hectares destinados à cultura. Como o clima está sendo favorável, a produção média deve ser de 35 sacas por hectare.



“O girassol tem o preço médio que acompanha o preço da soja. Atualmente, o preço da soja está bom. A expectativa é também de bom preço para o girassol”, disse o agricultor Gilberto Scapin.

Outro atrativo para o produtor foi negociar o girassol antes mesmo da colheita. “A cultura foi implantada com a parceria que foi feita com a empresa de insumos, que vai adquirir o grão depois da colheita”, afirmou Gilberto.

O girassol é utilizado para olho de cozinha e biodiesel. A colheita do girassol, no Rio Grande do Sul, começa em meados de dezembro.

Tags: Girassol