PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Yeda estará na inauguração da brasil ecodiesel em rosário - RS


Governo do RS - 06 jul 2007 - 07:29 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A governadora Yeda Crusius participa, nesta sexta-feira (6), às 14h30min, da inauguração da usina da empresa Brasil Ecodiesel, em Rosário do Sul. É a maior usina de biodiesel implantada até agora no Rio Grande do Sul.

A capacidade produtiva mensal será de 10,8 milhões de litros de biodiesel metílico, 7,5 milhões de litros de biodiesel etílico, 1,5 milhão de litros de glicerina, 200 mil quilos de ácidos graxos e 15 mil quilos de sais.

Poderão ser processados também, mensalmente, 15 mil toneladas de soja, 2,7 mil toneladas de óleo vegetal bruto, 10,5 mil toneladas de farelo de soja, 800 toneladas de cascas de lecitinas, 8,2 mil toneladas de biodiesel e 900 toneladas de glicerina. Localizado no quilômetro 488 da BR 158, o empreendimento terá 29.367,02 metros quadrados de área útil e empregará 66 funcionários, para se manter em atividade 24 horas.

"Com capacidade para produção de vários produtos renováveis, a empresa é muito importante para o Estado e mostra, principalmente, que podemos trazer desenvolvimento a partir de licenças ambientais", afirmou a governadora, ao lembrar o trabalho da Fepam até a concessão do licenciamento.

Entre as diversas providências tomadas pela Ecodiesel para proteção ambiental, está a instalação de bacias de contenção para evitar contaminação por vazamentos em toda a área de processamento, recebimento, transferência e tancagem, com drenagem para um sistema de coleta.

Também foram determinados pela Fepam a destinação adequada dos resíduos sólidos, a proibição de lançamento de efluentes líquidos industriais em cursos d água sem prévia autorização e o impedimento de queima a céu aberto de resíduos sólidos de qualquer natureza. A primeira empresa do setor a obter licença ambiental da Fundação foi a Oleoplan, Óleos Vegetais Planalto, de Veranópolis, em março deste ano. Com informações do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.