Expodireto: Espaço divulga usos e benefícios do biodiesel
Na área da agroenergia da Emater/RS-Ascar, destinada a orientações e demonstração de extração de óleos, durante a 10ª edição da Expodireto, oferece ao produtor a oportunidade de diminuir os custos da produção com combustíveis. "O gasto com combustível representa 10% do custo final do produto que o agricultor comercializa", avalia o técnico da Emater/RS-Ascar e coordenador do setor de Agroenergia, Cláudio Doro. Além do óleo, o produtor poderá aproveitar farelos e tortas na cobertura e na adubação do solo e ração para consumo animal.
No local, foi instalada uma mini-destilaria de etanol, onde o produtor recebe orientações sobre a fabricação do produto derivado de cana-de-açúcar e uma unidade de processamento de biodiesel, derivado de plantas oleaginosas, como a soja, o girassol e a canola. "É uma fonte renovável que pode ser produzida na propriedade, com custo baixo e máquinas de domínio comum", diz. O aconselhável, segundo ele, é o produtor ou grupo de produtores produzirem o combustível para consumo de seus maquinários ou ainda para a comercialização.
A produção de energia renovável vem se apresentando como necessidade para a preservação ambiental e como alternativa econômica. No espaço Agroenergia, o trabalho é divulgado por técnicos da Instituição em parcerias com as empresas Limana, Tecnobios, Woill, responsáveis pela demonstração da extração dos óleos.
Com informações do Governo do Estado