Pesquisadores da UTFPR transformam óleo de fritura em biodiesel
Estudo realizado por professores e alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) possibilitou a produção de biodiesel a partir de óleo de fritura.
A pesquisa é desenvolvida há dois anos pelos professores Lívia Mari Assis, Paulo Roberto de Oliveira e Pedro Ramos da Costa Neto, do Departamento de Química e Biologia, do Campus Curitiba, da UTFPR.
Segundo Oliveira, o principal objetivo do projeto é transformar o resíduo, algo que iria ser jogado fora, em algo renovável. O professor explica que o material coletado para a pesquisa é uma mistura de diferentes tipos de óleos e isso torna o processo um pouco mais difícil. “Para se poder utilizar a matéria-prima é necessário que se faça uma secagem e uma diminuição na acidez, para aí sim adicionar o etanol e transformá-lo, posteriormente, em combustível”, explica.
Já existem alguns projetos de produção de biodiesel a partir do óleo refinado e outros que propõem a utilização do próprio óleo como combustível. Porém, o diferencial da pesquisa da UTFPR é a utilização do óleo de fritura como matéria-prima, compensada sua produção pelo baixo custo, uma vez que pode ser conseguido de graça em lanchonetes e restaurantes.
Oliveira diz que para desenvolver a pesquisa são utilizados os laboratórios do próprio Campus e o projeto conta ainda com a parceria da Indústria Ambiental Santos, responsável pela coleta do óleo.
A experiência bem sucedida dos pesquisadores da UTFPR, devido aos resultados positivos, já desperta o interesse de algumas empresas e diversos parceiros. “Mas ainda é cedo para falar em comercialização e produção em larga escala”, completa o professor.
Quem quiser conferir esse e outros projetos desenvolvidos pela UTFPR pode comparecer à ExpoUT 2008, entre os dias 22 e 24 de outubro, das 9h às 21h, na avenida Sete de Setembro, 3165.
A ExpoUT terá Feira de Profissões, mini-cursos, palestras, workshops e apresentação de trabalhos e estará acontecendo, simultaneamente, nos 11 campi da UTFPR.