Ceará ganha três mini-usinas
Três miniusinas de produção de biodiesel estão sendo construídas nos municípios de Sobral (CE), Aracoiaba (PE) e Russas (CE) pelo Instituto Centec e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Já existem outras duas instaladas em Tauá e Piquet Carneiro. Os projetos, financiados através de emendas parlamentares do deputado federal Ariosto Holanda, contam com recursos repassados pelos Ministérios de Ciência e Tecnologia e de Integração Nacional.
Outra miniusina será instalada no município de Limoeiro do Norte (CE), em parceira entre a prefeitura municipal e o Dnocs. Uma miniusina de extração de óleo vegetal a ser instalada em Itapipoca está em processo de desenvolvimento. Esta unidade conta com financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Todas estas unidades estão sendo confeccionadas no interior do Estado, em Missão Velha, pela empresa Linard Ltda.
As miniusinas são compactas e têm a capacidade de produzir três mil litros de biodiesel por dia, o que gera uma demanda de quatro a cinco mil hectares plantados de mamona, beneficiando 1.500 famílias no entorno de cada usina.
O Dnocs irá instalar unidades gestoras dessas miniindústrias de processamento, com comitês formados nas comunidades e a perspectiva é que sejam administradas pelos movimentos sociais.