PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Biodiesel

Brasil Ecodiesel inaugura usina gaúcha neste mês


Jornal do Commercio - 08 jun 2007 - 03:31 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:23

A empresa Brasil Ecodiesel inaugura neste mês sua planta de biodiesel no Estado, que irá operar no município de Rosário do Sul. A confirmação da data depende da disponibilidade da agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que deverá participar da solenidade de inauguração. Inicialmente, a inauguração estava prevista para este domingo. No entanto, o deputado estadual Fabiano Pereira (PT), que fez o convite ao presidente, explica que a viagem internacional de Lula impossibilitará que o evento seja realizado neste final de semana.

O deputado salienta que o empreendimento da Brasil Ecodiesel propiciará ao Rio Grande do Sul o aumento de sua participação em um mercado promissor que é o de energia renovável. A partir de janeiro de 2008, será obrigatória a mistura de 2% de biodiesel ao diesel combustível, índice que passará a 5% até 2013.

O prefeito de Rosário do Sul, Ney Padilha (PSB), destaca que a comunidade do município demonstra uma expectativa muito grande com a inauguração da unidade de biodiesel. "Essa planta modifica uma abstinência de indústria que é verificada há muitos anos na região", comemora Padilha. O prefeito acrescenta que a produção de biodiesel beneficiará a economia de várias cidades da região, pois será necessário um grande volume de matéria-prima para atender à produção da fábrica, estimada em 100 milhões de litros de biodiesel ao ano.

Brasil Ecodiesel Inicialmente, a soja será a principal oleaginosa utilizada para a produção de biodiesel, depois também serão usadas matérias-primas como girassol, mamona, pinhão manso e nabo forrageiro. Segundo Padilha, a Brasil Ecodiesel se apoiará, em um primeiro momento, numa esmagadora de soja localizada no município de São Luiz Gonzaga e, posteriormente, a empresa instalará outra esmagadora em Rosário do Sul. Padilha tem a expectativa de que o investimento total da Brasil Ecodiesel no complexo de esmagamento e na produção de biodiesel chegue a algo em torno de R$ 40 milhões.

A Brasil Ecodiesel já possui plantas de biodiesel em Floriano (Piauí), Crateús (Ceará), Iraquara (Bahia) e Porto Nacional (Tocantins). Além da unidade de Rosário do Sul, outro empreendimento deve ser inaugurado em breve em Porto de Itaqui (Maranhão). Ainda em 2007, a companhia deve operar outra unidade em Dourados (Mato Grosso do Sul) e ampliar a produção em Floriano.