PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Rússia segue coordenação da Opep+ e corta produção de petróleo no 2° trimestre


O Cafezinho - 01 abr 2024 - 10:15

Em um movimento estratégico recente, a Rússia anunciou uma alteração em sua abordagem para o ajuste na produção de petróleo, focando na redução da produção em detrimento das exportações para o segundo trimestre do ano.

A decisão foi comunicada pelo vice-primeiro-ministro Alexander Novak, que destacou a intenção de realizar cortes de produção em alinhamento com os países membros da Opep+.

A iniciativa de diminuir a produção e exportações de petróleo russas em 471.000 barris por dia (bpd) já havia sido divulgada no início do mês, como parte de um esforço coordenado com nações participantes da Opep+.

Segundo Novak, as empresas de petróleo russas seguirão a diretriz de reduzir sua produção de forma proporcional à sua contribuição na produção total do país.

Detalhes sobre a programação dos cortes indicam uma redução gradual na exportação, com uma diminuição na produção de 350 mil bpd em abril, afetando as exportações em 121 mil bpd.

Em maio, o corte adicional será de 400 mil bpd, com uma redução nas exportações de 71 mil bpd, e em junho, todos os cortes serão direcionados exclusivamente à produção.

Esse ajuste ocorre após a Rússia, o segundo maior exportador de petróleo do mundo, já ter implementado uma redução combinada nas exportações de petróleo e combustíveis de 500.000 bpd no primeiro trimestre.

Esta ação supera os compromissos anteriores assumidos junto aos outros membros do grupo Opep+, marcando uma reviravolta na estratégia russa em relação à produção e exportação de petróleo.