PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Rússia retoma exportações marítimas de diesel após suspender parcialmente a proibição


Reuters - 09 out 2023 - 09:09

A Rússia, o maior exportador de diesel por via marítima do mundo, logo à frente dos Estados Unidos, retomou as exportações do combustível nesta segunda-feira, depois de suspender a proibição da maioria de seus embarques de combustíveis após uma queda nos preços domésticos no atacado.

As exportações russas de gasolina e os suprimentos transfronteiriços de diesel por ferrovias e estradas ainda estão proibidos, disse o vice-primeiro-ministro Alexander Novak na segunda-feira.

Em 21 de setembro, a Rússia proibiu temporariamente a maior parte das exportações de gasolina e diesel para lidar com a escassez no mercado doméstico, com a operadora de oleodutos Transneft interrompendo os embarques de diesel de Primorsk a partir de 22 de setembro. A proibição foi parcialmente suspensa na sexta-feira.

A agência de notícias TASS citou um porta-voz da Transneft dizendo que o oleoduto havia reiniciado as exportações de diesel no sábado.

Pavel Sorokin, primeiro vice-ministro de energia da Rússia, disse à RBC TV que o armazenamento nas refinarias de petróleo estava cheio, o que poderia levar a um declínio nos volumes de refino.

Ele também disse que a proibição será totalmente suspensa quando o mercado doméstico estiver "saturado" de combustível.

"Tomaremos outras medidas dependendo da situação", disse ele.

Os dados do LSEG mostraram que um navio-tanque com uma carga de diesel deixou o porto russo de Primorsk, no Báltico, na segunda-feira, e outros três estavam atracados, prontos para serem carregados.

Todos os quatro navios foram fretados em setembro e estavam esperando em alto-mar desde que a proibição de exportação foi introduzida.

Espera-se que o Chiba, o Prime V, o Romeos e o Eternal Sunshine transportem, cada um, cerca de 33.000 toneladas de diesel com teor de enxofre ultrabaixo.

O diesel é o maior produto de petróleo exportado pela Rússia, com cerca de 35 milhões de toneladas no ano passado, das quais quase três quartos foram enviadas por meio de oleoduto. A Rússia também exportou 4,8 milhões de toneladas de gasolina em 2022.

Desse total, 3,5 milhões de toneladas de gasolina e 6,6 milhões de toneladas de diesel foram exportadas por ferrovia, de acordo com os dados do LSEG.

A Rússia tem enfrentado escassez e altos preços dos combustíveis nos últimos meses, o que prejudicou os agricultores, especialmente durante a temporada de colheita.

Desde que a proibição foi introduzida, os preços do diesel no atacado na bolsa local caíram 21%, enquanto os preços da gasolina caíram 10%.

Vladimir Soldatkin e Natalia Chumakova – Reuters