PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Preço de gasolina e diesel pode subir até 10% no Brasil após ataque a Arábia Saudita


Agência Globo - 17 set 2019 - 08:50

De acordo com Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), com a commodity chegando ao patamar de US$ 70, a gasolina e o diesel podem ter um aumento entre 8% e 10% em seus preços. Além da cotação internacional do petróleo, o preço dos combustíveis ainda é influenciado pelo câmbio.

“Mas a Petrobras tem de esperar alguns dias ou semanas para ver como ficarão realmente os preços. Nós devemos ver nas próximas semanas um mercado muito volátil com viés de alta no preço do petróleo. Mas a Petrobras tem de ter serenidade para aumentar os valores nesse mercado volátil. Tudo seria mais fácil se já tivéssemos criado algum fundo de estabilização dos preços”, explica Pires.

Para ele, o mercado vai observar qual será a reação da Petrobras em relação à sua política de preços em um momento em que a estatal está em processo de venda de suas refinarias. “Esse cenário é um desafio para a Petrobras”, destaca Pires.

Segundo analistas, o preço do barril do petróleo pode ultrapassar os U$ 80 no curto prazo. O acidente envolvendo a Arábia Saudita vai afetar 5% do fornecimento mundial de petróleo a curto prazo. As instalações que foram alvo de ataques no fim de semana são responsáveis por 5,7 milhões de barris por dia. É quase três vezes o total produzido pela Petrobras.

“Por isso, o governo dos Estados Unidos já autorizou o uso de estoques estratégicos para evitar que o preço chegue a US$ 100 por barril. Isso é mais um desafio para a economia global, até porque haverá um aumento das tensões entre Estados Unidos e Irã”, afirma Pires.