PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo se ajusta em queda, após forte alta da véspera


Valor Econômico - 24 jan 2024 - 09:10

O petróleo fechou em baixa nesta terça-feira (23) e devolveu parte da forte alta de cerca de 2% da sessão de segunda (22), que levou os preços aos maiores patamares de 2024 até aqui. A reabertura de um campo de petróleo da Líbia também pressionou os preços para baixo.

O barril do petróleo WTI, a referência americana, com entrega prevista para março recuou 0,52%, a US$ 74,37. Já o do Brent, a referência global, para o mesmo mês cedeu 0,64%, a US$ 79,55.

O recuo de hoje veio com a ausência de novos conflitos no Mar Vermelho e a reabertura do maior campo de petróleo da Líbia, o El Sharara, segundo Rania Gule, analista de mercados da XS.com.

Para Dennis Kissler, da BOK Financial, o impulso positivo do petróleo seguirá limitado a menos que haja uma escalada das tensões no Mar Vermelho que reduza a venda da commodity energética no mercado futuro.

Já para Craig Erlam, analista sênior de mercados da Oanda, o petróleo segue em um período de consolidação dos preços em meio a um cenário incerto, seja para a economia global, os juros, a política dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) ou o Oriente Médio. “É possível que continuemos a ver volatilidade como nas últimas semanas, até que tenhamos mais clareza”, diz ele.

Gabriel Caldeira – Valor Econômico