PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Petróleo fecha em queda firme após aumento nos estoques da commodity nos EUA


Valor Econômico - 16 nov 2023 - 09:00

Os contratos futuros de petróleo encerraram a sessão desta quarta-feira em queda, com os investidores atentos ao volume estocado de óleo nos Estados Unidos, que aumentou bem acima do esperado pelo mercado, o que pesou sobre os preços da commodity.

Na Intercontinental Exchange (ICE), o petróleo tipo Brent para entrega em janeiro fechou em queda de 1,56%, a US$ 81,18 por barril. Já na New York Mercantile Exchange (Nymex), o petróleo WTI para entrega em dezembro recuou 2,04%, a US$ 76,66 por barril.

O relatório semanal de estoques de petróleo do Departamento de Energia (DoE) dos EUA surpreendeu os mercados ao apontar um aumento de 3,6 milhões de barris no volume estocado de petróleo na semana passada, muito acima do esperado pelos agentes financeiros (+800 mil). Somado ao aumento de 13,9 milhões de barris reportado na semana anterior, o número mostra um forte aumento nos estoques americanos, o que pressionou os preços da commodity para baixo.

Além disso, a alta do dólar no mercado internacional, diante do salto das taxas dos Treasuries, ajudou a derrubar os preços do petróleo, que interromperam cinco sessões seguidas de alta. De acordo com Tyler Richey, coeditor da Sevens Report Research, os dados econômicos da atividade industrial em Nova York e das vendas no varejo americano em outubro “derramaram um pouco de água fria na esperança de um pouso suave, enquanto o conflito em curso entre Israel e o Hamas ainda não teve impacto significativo nos mercados de petróleo globais”.