PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Negócio

Atvos anuncia planta de biometano, de olho na substituição de diesel


epbr - 11 abr 2024 - 11:14

A Atvos (ex-Odebrecht Agroindustrial) anunciou, nesta quarta (10), a intenção de construir sua primeira planta de produção de biometano.

A empresa assinou um memorando de investimentos de mais de R$ 350 milhões na instalação da unidade em Nova Alvorada do Sul (MS), onde a companhia já possui uma fábrica de etanol: a Usina Santa Luzia (USL).

A planta terá capacidade instalada de 28 milhões de m3 de biometano por ano, a partir da vinhaça e torta de filtro, resíduos da cana-de-açúcar.

A partir de agora, a Atvos fará as análises de engenharia para aprovação final do empreendimento. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda em 2024.

A produção de biometano da Usina Santa Luzia será direcionada para o abastecimento de parte da frota logística da Atvos e de seus parceiros. O objetivo é reduzir em até 40%, no médio prazo, o uso do diesel.

O volume excedente deve ser direcionado para os municípios do entorno.

Atualmente, a operação da Atvos em Nova Alvorada do Sul tem capacidade para moer 5,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar e produzir 498 milhões de litros de etanol; além da cogeração de 376 GWh de energia elétrica.

Tags: biometano