PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

Petrobras acerta com Bunge fornecimento de óleo de soja para diesel R5


Reuters - 02 ago 2022 - 15:37

A Petrobras celebrou contrato para aquisição de óleo de soja refinado da Bunge destinado à produção de diesel com conteúdo renovável R5, a ser produzido na Refinaria Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.

A matéria-prima começou a ser fornecida à Petrobras no final de julho, e a produção do combustível ocorrerá em setembro de 2022, segundo nota à imprensa. Cerca de 1,5 milhão de litros serão destinados aos primeiros testes comerciais do produto.

O diesel R5 é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais, neste caso de óleo de soja refinado, com óleo diesel.

Atualmente, está em discussão no Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a possibilidade de o combustível com conteúdo renovável, produzido em unidades dedicadas ou por coprocessamento com óleos vegetais, também ser considerado no mandato de biocombustível presente no óleo diesel comercializado nos postos de combustíveis.

A aprovação do diesel R5 poderia elevar o conteúdo de mistura renovável na formulação do produto.

Segundo o comunicado, o combustível sairia da refinaria com cerca de 95% de diesel mineral (derivado do petróleo) e 5% de diesel renovável. E as distribuidoras fariam a adição dos 10% de biodiesel éster, conforme estabelece a legislação atual.

A Petrobras planeja expandir a produção do diesel com conteúdo renovável para mais duas refinarias no Sudeste e, futuramente, ter uma unidade dedicada ao processamento da matéria-prima renovável. Os investimentos, até 2026, são estimados em 600 milhões de dólares.

Roberto Samora – Reuters