PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Diesel renovável

ANP vai colocar especificação do diesel renovável em consulta pública


BiodieselBR.com - 12 mar 2020 - 18:38

O diesel renovável está mesmo a caminho do mercado brasileiro. Nos próximos dias a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) vai abrir o processo de consulta pública que definirá a especificação desta nova alternativa limpa ao diesel de petróleo. A consulta foi aprovada hoje (12) pela diretoria coletiva da agência.

“A regulamentação do ‘diesel verde’ abre mais uma alternativa para nossa matriz de combustíveis. E dá vazão ao potencial do agronegócio brasileiro”, ressaltou o diretor da ANP, Aurélio Amaral, durante a exposição da proposta ressaltando ainda que esse novo produto está em linha com a Política Nacional de Biocombustíveis (Renovabio).

A ANP já vinha trabalhando há alguns meses na minuta que servirá como base desta consulta pública. Segundo BiodieselBR.com noticiou em outubro, o entendimento é que o diesel renovável possa ser adicionado ao óleo diesel em qualquer proporção que os distribuidores desejem. A mistura obrigatória de biodiesel, contudo, não seria afetada.

Por exemplo, se um distribuidor quisesse acrescentar 10% de diesel renovável a seu produto, a mistura final seria: 10% de diesel renovável, 12% de biodiesel e 78% de diesel comum. O diesel renovável seria comercializado fora do atual sistema de leilões.

BioQAV

A especificação também vai abrir caminho para a produção e venda de bioquerosene de aviação (bioQAV) no mercado brasileiro.

As tecnologias que levam à produção tanto do bioQAV quanto do diesel verde conseguem converter a biomassa à moléculas quimicamente similares aos combustíveis de origem fóssil.

O período de consulta pública da proposta será de 45 dias contatos a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da assessoria de imprensa da ANP