PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Workshop internacional sobre microalgas em Minas Gerais


BiodieselBR.com - 15 jul 2011 - 06:27 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:17

Entre os dias 22 e 26 de agosto, o Núcleo de Pesquisas Ambientais Avançadas (nPA) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) vai realizar o workshop Fontes de Energia Limpa: Desafios para a Utilização de Microalgas. O evento pretende amarrar conhecimentos de diversas áreas envolvidas com a pesquisa de microalgas.

Embora ainda seja apenas uma esperança vaga, o cultivo de microalgas para a produção de biocombustíveis e diversos outros biocompostos têm um potencial tão grande que sua pesquisa vem provocando furor nos meios acadêmicos e atraindo o interesse de investidores mundo afora.

O workshop organizado pelo nPA oferece uma chance de conhecer mais de perto um pouco do que vem sendo estudado sobre o assunto em centros de excelência mundial de pesquisa como: o Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos, a Agência Nacional por Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Itália, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal e a Universidade Politécnica de Madri.

O evento é voltado principalmente para pesquisadores e alunos de pós-graduação que tenham interesse no assunto. Os cinco dias de palestras foram planejados para garantir uma visão multidisciplinar da viabilização do uso de microalgas como matéria-prima na produção de biodiesel. Para tanto, os debates incluíram todos os passos dessa cadeia produtiva ainda em formação incluindo: biologia fundamental, biologia sistemática, modelagem metabólica, desenvolvimento de cepas, engenharia de bioprocessos, scale-up, biorrefinarias e design do sistema (incluindo aí os cuidados necessários com a logística).

Serão oferecidas 100 vagas. Mais informações sobre o evento no endereço abaixo:
http://www.npa.net.br

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com

Tags: Algas