PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Releilão começa hoje e vai até sexta-feira. Veja os detalhes


BiodieselBR.com - 13 jun 2011 - 11:54 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

O Releilão de Biodiesel da Petrobras começou hoje às 14h00 revendendo aos distribuidores de combustíveis os 700 milhões de litros de biodiesel que foram negociados no 22º leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O pregão se prolongará até o dia 17 de junho e vai garantir a realização da mistura de 5% de biodiesel no diesel pelo período entre 01 de julho e 30 de setembro. Pela primeira vez na história do programa de biodiesel o resultado da revenda do biocombustível será conhecido por usinas, distribuidoras e consumidores.

Para simplificar o processo e tentar otimizar a logística – tarefa que não tem se mostrado das mais fáceis –, o mercado brasileiro foi recortado em seis áreas geográficas. Dentro dessas regiões buscou-se um equilíbrio entre a oferta e a demanda de biodiesel com um pregão independente para cada área. As distribuidoras poderão comprar biodiesel apenas das usinas listadas dentro da(s) área(s) onde atuam. Cada região definida pela Petrobras será disputada em horário diferente. O dia 15 deverá ser o mais concorrido, quando três áreas serão disputadas.

Caso sobre algum saldo de produto ao final no processo de negociação, está prevista uma rodada final na qual o biodiesel poderá ser arrematado sem os limites geográficos.

Confira como será o cronograma de negociação:

1 - Área Sudeste
13 de junho às 14:00 horas
Inclui as bases de distribuição localizadas dentro do estado de São Paulo. As usinas que participaram dessa etapa são: a ADM (MT), Biocapital (SP), Biopar (PR), BSBios (PR), BSBios (RS), Caramuru (GO), JBS (SP), Oleoplan (RS) e Granol (RS).

2 – Área Centro
14 de junho às 09h00
Ficam sediadas as bases de Minas Gerais, Distrito Federal, Matro Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo. As usinas dessa etapa serão: ADM (MT), Biocar (MS), Biosep (MG), Bioverde (SP), BSBios (RS), Caramuru (GO), Caramuru de São Simão e de Itaperi (GO), COOPERBIO de Cuiabá (MT), Fiagril (MT) e Granol (GO).

3 – Área Sul
15 de junho às 09h00
Engloba as bases que do Paraná e Santa Catarina abastecidas pelas usinas: Biopar (PR), BSBios (PR e RS), Camera (RS), Granol (RS), Oleoplan (RS) e Olfar (RS).

4 – Área Leste
15 de junho às 13h30
Inclui bases nos Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e Alagoas – que atende todo o mercado do Nordeste – a serem abastecidas pelas unidades da Binatural (GO), Granol (GO), e pelas três unidades da Petrobras Biocombustível (MG, CE e BA).

5 – Área Norte
15 de junho às 16h00
Essa região engloba Maranhão, Pará, Amapá e Piauí e será abastecida com biodiesel da Biocamp (MT), Bionasa (GO), Biotins (TO), Brasil Ecodiesel (TO) e Granol (GO).

6 – Área Noroeste
16 de junho às 09h30
Fazem parte dela as bases nos estados do Roraima, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre a partir da produção da Barrálcool (MT), Biocamp (MT), COOPERBIO de Cuiabá (MT) e Fiagril (MT).

No dia 17 de junho será feito a liquidação de qualquer saldo que tenha sobrado em qualquer das usinas de biodiesel do Brasil. Nesse último dia o pregão começa às 14h30.

O mapa da Petrobras (abaixo) foi elaborado a partir das bases e terminais terrestres de distribuição de combustíveis.
releilao-1306.jpg

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com