PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Explosão na maior usina de biodiesel do Brasil mata uma pessoa


BiodieselBR.com - 11 abr 2011 - 12:02 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16

Na manhã de hoje (11) aconteceu uma explosão num dos tanques da maior usina de biodiesel do Brasil, a Oleoplan, localizada no município gaúcho de Veranópolis. Segundo relatos o acidente matou um funcionário da empresa e feriu outros dois.

O mecânico Gilvanio Hufnaguel, de 26 anos, foi atingido pela explosão e sofreu uma parada cardíaca. Ele ainda foi atendido pelos bombeiros e levado para o Hospital São Pelegriono Lazziozi, mas não resistiu e veio a falecer. Segundo os bombeiros, outros dois funcionários da usina sofreram ferimentos de pouca gravidade e foram levados ao mesmo hospital em carros da própria empresa tendo sido liberados pouco depois.

Segundo informou o soldado Rafael Castro, o Corpo de Bombeiros de Veranópolis foi acionado às 10h45 e enviou dois carros – uma unidade de combate a incêndios e uma de resgate – para a usina de biodiesel da Oleoplan. Ao chegarem ao local os bombeiros constataram que um dos tanques da usina havia explodido, mas como não havia incêndio a situação foi rapidamente controlada.

O soldado do Corpo de Bombeiros, Genuir Frizon, informou ao jornal Zero Hora que uma empresa terceirizada fazia um conserto do tanque, quando ele explodiu.

Ainda de acordo com o soldado Castro, a explosão aconteceu num tanque de armazenamento e tratamento de água utilizada no processo de fabricação de biodiesel. Como a água possui resíduos de óleo, e provavelmente metanol, essa é causa mais provável do acidente. A perícia irá confirmar mais tarde se realmente estava sendo feito uma solda no tanque e os detalhes da causa do acidente.

O portal BiodieselBR entrou em contato com a direção da Oleoplan, mas foi informada de que a usina ainda não tinha informações oficiais sobre o acidente mas que se pronunciaria a respeito assim que possível.

Outros acidentes
Em julho de 2007, o derrame de glicerina no rio poti, em Cratéus, no Ceará, provocou uma grande mortandade de peixes e a poluição das águas, causando um desequilíbrio na fauna e na flora local. A empresa responsável pelo acidente, a Brasil Ecodiesel, foi multada em R$ 300 mil.

Em março de 2009, um incidente envolvendo um tanque de glicerina levou três trabalhadores à morte. Os funcionários da indústria Binatural, produtora de biodiesel localizada em Formosa, Goiás, soldavam a parte superior de um reservatório com 50 mil litros de glicerina, material altamente inflamável, quando houve a explosão.

No dia 19 de agosto de 2009 explodiu um reservatório contendo metanol na Cooperbio em Cuiabá (MT). Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas.

Em janeiro de 2011, testemunhas presenciaram uma explosão na fábrica da SPBio, de Sumaré (SP), destruindo parte da unidade destinada à neutralização de óleo vegetal.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com