PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Bio

Empresa paga mais para ter biodiesel em 100% da frota de ônibus


BiodieselBR.com - 23 mar 2011 - 06:27 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:16
Pensando nos benefícios ambientais cidade de Três Corações (MG) está ampliando o uso do biodiesel em 100% de sua frota de transporte coletivo

Desde fevereiro, todos os 98 ônibus responsáveis pelo transporte coletivo dos cerca de 70 mil habitantes que vivem no pequeno município mineiro de Três Corações estão rodando com misturar maiores de biodiesel do que os 5% determinados pela legislação. A iniciativa é da Trectur, empresa que explora o serviço na cidade.

Segundo representantes da empresa contatados pela BiodieselBR, a decisão foi tomada por considerações puramente ambientais. “Há um ano a empresa faz parte do Projeto Despoluir da Confederação Nacional do Transporte, o que queremos com essa iniciativa é contribuir com o controle de emissão de gases”, Alessandro Lima gerente de comunicação e marketing da companhia.

Além de ter um balanço de carbono mais favorável do que o do diesel de petróleo – o que ajuda a reduzir a formação de gases do efeito estufa –, o biodiesel emite menos enxofre, substância que está por trás da chuva ácida e de efeitos negativos para a saúde humana. Segundo o diretor companhia, Ronier Rodrigues, a empresa ainda está fazendo testes para determinar qual a porcentagem de mistura que passará a ser usada pela frota da cidade, mas adianta que a faixa de testes fica entre o B8 e o B10.

Não há qualquer ganho financeiro com a troca. A empresa está pagando mais pelo litro de combustível do que preço médio do diesel apurado pela ANP nos postos de Três Corações ficou em R$ 1,98. De acordo com Rodrigues, esse custo adicional não deverá ser repassado para os usuários do sistema de transporte público.
A estimativa é que a frota da empresa consuma cerca de 4,2 milhões de litros de combustível por mês que será comprado da Ipiranga.

Além de Três Corações, outras cidades da região do Sul de Minas também têm feito experiências com biodiesel em suas frotas de ônibus. Em Pouso Alegre 12 dos 76 veículos usados no transporte público são movidos com o combustível.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com