PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Regras do MDA

[Nova IN] Representantes dos agricultores querem mais força para as cooperativas


BiodieselBR.com - 03 fev 2012 - 08:04 - Última atualização em: 27 fev 2012 - 00:28

O MDA está finalizando a consulta pública que vai alterar as regras do Selo Combustível Social. Na semana passada as sugestões enviadas por diversos atores envolvidos com o setor de biodiesel se tornaram públicas.

Nos documentos enviados pelas representações dos agricultores familiares, a maior preocupação é tornar as cooperativas mais atraentes. Para tanto elas querem que as usinas que fizerem suas aquisições junto às cooperativas sejam premiadas com um fator multiplicador, como os que hoje valem para matérias-primas alternativas ao óleo de soja.

A Cooperativa Agrícola Água Santa (Coasa), a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (Fecoagro), a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul defendem a adoção de um fator multiplicador de 1,2 para as aquisições feitas junto às cooperativas. A Cooperativa Mista de Tucunduva (Comtul) quer 1,5.

A Aprobio gostaria de incluir também um fator de multiplicação de 1,5 para aquisições feitas junto aos assentamentos da reforma agrária.

Fábio Rodrigues - BiodieselBR.com