PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Mamona

Inflorescência da Mamona


BiodieselBR - 31 jan 2006 - 23:00 - Última atualização em: 09 nov 2011 - 19:22

Inflorescência

As inflorescências são cachos compostos androgínicos, terminais ou aparentemente laterais, em resultado do crescimento simpodial dos ramos; as ramificações do cacho inserem-se alternadamente, apresentando brácteas triangulares, membranosas, marcescentes, acompanhadas, cada uma, de glândulas estipulares, que também existem ou não, espalhadas pelo eixo. Às vezes, ao meio da inflorescência, aparecem ramificações nas quais a flor terminal é feminina e as outras masculinas; outras vezes aparecem flores hermafroditas, principalmente a flor terminal do cacho; acontece ainda a inflorescência ter a flor terminal masculina ou apenas flores masculinas.

Botões florais masculinos

De grande interesse para a classificação, para o que se atende à forma, à cor e a existência ou não existência de polvilho. Podem ser verdes, glaucos, purpúreos ou arroxeados, globosos, subglobosos ou cônicos mais ou menos acuminados.

Inflorescência frutificada

Apresenta formas e aspectos muito diversos, dependendo do número de cápsulas formadas, da sua disposição ao longo do eixo, coloração e aculeado das mesmas, comprimento dos pedúnculos, etc.