PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Insumo

ANP realiza audiência pública sobre regulação do metanol


BiodieselBR.com - 14 jul 2017 - 16:17

A ANP realizou ontem (13) uma audiência pública com o objetivo de aprimorar a minuta de uma resolução que propõem a inclusão o metanol no rol de produtos regulados pela ANP. A nova regra havia sido colocada em consulta pública no dia 07 de junho.

O texto inclui o metanol na definição de solvente para tornar mais efetivo o controle sobre esse produto. Outra regra estabelece a autorização de terminais e dutos de movimentação e armazenamento de metanol.

Segundo o diretor da ANP Aurélio Amaral, o processo de estudos internos teve início em abril de 2016. “O objetivo é aumentar o controle da importação do metanol, aumentando a responsabilidade desde o importador até o último elo da cadeia, de modo a dar maior segurança no uso desse produto tão importante para a indústria. Não queremos criar barreiras, mas a ANP, dentro da sua responsabilidade fiscalizadora, viu a necessidade de acompanhar e criar modos de controle, para evitar desvios. Embora os desvios sejam pequenos, o impacto é grande”, afirmou.

As minutas de resolução ficaram em consulta pública por 30 dias, tendo recebido 53 contribuições da sociedade no período. As sugestões e comentários recebidos na consulta e na audiência serão analisados pela ANP e, após aprovação da diretoria, as resoluções serão publicadas.

O metanol é o segundo insumo mais importante na produção de biodiesel. No ano passado, o país importou um total de 381,2 milhões de litros do insumo.

Com adaptação BiodieselBR.com