PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

Reativado trecho de ferrovia que passa por Três Lagoas (MS)


BiodieselBR.com - 09 ago 2017 - 09:21

A Rumo Logística – que opera 12,9 mil quilômetros de ferrovias – está retomando operações na malha do Mato Grosso do Sul que estava inativa há cerca de dois anos. O trecho que está sendo reativo liga os municípios de Corumbá a Três Lagoas atravessando o estado de leste a oeste e avança para São Paulo chegando até o Porto de Santos.

As operações foram retomadas há pouco menos de dois meses, depois de intervenção da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e com nível de transporte menor em função da necessidade de manutenção dos trilhos.

A volta do tráfego de trens entre a região central do Estado de São Paulo e Corumbá deverá viabilizar o transporte de combustíveis, paralisado desde 2015. Os trens usados no transporte de produtos com destino ao porto de Santos farão viagens de retorno carregando diesel, etanol e gasolina.

Conforme levantamento feito pelo governo estadual, a capacidade atual da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul é de 5 milhões de toneladas por mês. Porém, poderá chegar a 14 milhões de toneladas com a recuperação do trecho de cerca de mil quilômetros, que tem custo estimado em R$ 1,9 bilhão.

Biodiesel

O Mato Grosso do Sul conta com duas usinas de biodiesel ativas – a Delta e a Cargill – que, juntas, contam com capacidade produtiva de 360 milhões de litros anuais.

A usina da Cargill fica precisamente em Três Lagoas e pode acabar beneficiada pela retomada do transporte ferroviário. Com 252 milhões de litros de biodiesel em capacidade instalada, a planta é a 7ª maior do país.

No ano passado, a planta fabricou 107,1 milhões de litros de biodiesel. Ela foi a responsável por 2,8% de todo o biocombustível fabricado no país.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações TL Notícias