PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
Informações

As 3 associações de biodiesel firmam parceria com a Conferência BiodieselBR 2018


BiodieselBR.com - 20 set 2018 - 10:33
Os presidentes das três associações de biodiesel reconhecem a importância estratégica da Conferência BiodieselBR

O setor de biodiesel ‘fechou’ mais uma vez com a Conferencia BiodieselBR. Todas as três principais entidades representativas do segmento – Abiove, Aprobio e Ubrabio – oficializaram seu apoio à edição deste ano do evento repetindo uma parceria que já vem acontecendo nos últimos anos. O encontro está marcado para acontecer entre os dias 05 e 06 de novembro em São Paulo.

Ao longo dos últimos 12 anos, o evento consolidou seu papel como principal ponto de referência para todos os elos da cadeia produtiva que se articula em torno da indústria de biodiesel. Um papel reconhecido pelo presidente Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Carlos Battistella. “É o evento mais importante do setor no Brasil. Por isso, como uma associação de produtores de biodiesel, temos nos mantido sempre próximos e pretendemos continuar assim”, afirma.

Para Juan Diego Ferres, presidente do conselho superior da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), a conferência deu uma contribuição decisiva para a formatação da indústria. “Não teríamos chegado até aqui sem a intensa participação de BiodieselBR”, reconhece acrescentando que a conferência anual se tornou “uma referência setorial para questões estratégicas”.

Mesma direção

É nele que o setor faz a avaliação do ano que passou e pode se debruçar sobre as perspectivas de futuro num espaço que valoriza a abertura e a pluralidade de perspectivas. Como o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), André Nassar, ressalta. “[A Conferência BiodieselBR] é o espaço onde a gente discute os grandes temas do setor. É onde podemos enxergar publicamente os pontos que temos em comum para que possamos trabalhar todos numa mesma direção”, avalia. “Quando tem correspondência, o trabalho das entidades ganha muita força”, complementa.

Este ano há muito o que discutir. Além de termos um novo governo a caminho, o Ministério de Minas e Energia está pavimentando o caminho para a chegada do B15 e temos o processo de regulamentação do RenovaBio que está em andamento. Essa confluência de temas estruturantes torna ainda mais importante a conferência deste ano.

Apesar dos aparentes bons ventos, segundo Erasmo, o momento tem que ser encarado com “cautela e pé no chão”. “A gente queria que o B15 já estivesse devidamente sinalizado num decreto do CNPE e ainda há muita dúvida sobre como será a implementação do RenovaBio”, pontua.

“O futuro nos depara com novos e grandes desafios. Essa será outra década na qual a participação de BiodieselBR será fundamental para que a interligação entre governo e sociedade brasileira ocorra no contexto do programa de biodiesel”, arremata Juan Diego.

Conheça a programação da Conferência, os palestrantes, os horários, e muito mais clicando aqui.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com