PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

RenovaBio atinge 21 milhões de CBIOs em 2021 e garante cumprimento de metas


Estadão Conteúdo - 10 set 2021 - 08:50

O RenovaBio, política nacional para estimular a produção e consumo de biocombustíveis, atingiu a marca de 21 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) validados na Plataforma CBIOs em 2021. Somando-se a esse número o estoque de CBIOs emitidos e não aposentados em 2020, são 25 milhões de CBIOs disponibilizados no mercado, garantindo a quantidade suficiente para cumprimento das metas estabelecidas para o ano de 2021, informa em comunicado a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Em 2021, segundo a ANP, os distribuidores de combustíveis fósseis (gasolina e óleo diesel), partes obrigadas ao cumprimento de metas individuais no RenovaBio, já adquiriram mais de 13 milhões de CBIOs (quantidade superior a 50% da meta total), dos quais foram aposentados, até o dia 6 de setembro, aproximadamente 3,4 milhões.

A aposentadoria de um CBIO ocorre quando seu detentor o retira definitivamente do mercado, impedindo qualquer negociação futura. O cumprimento das metas individuais dos distribuidores de combustíveis se dá pela quantidade de CBIOs por eles aposentados.

Apesar de terem até 31 de dezembro de 2021 para cumprir as metas individuais, alguns distribuidores já comprovaram o atendimento das metas estabelecidas para o ano, diz a ANP.