PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

Embrapa realiza nova capacitação em Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) de biocombustíveis


Assessoria Embrapa - 23 out 2018 - 09:04

As inscrições para a 4ª edição do Curso de Capacitação na Metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) já estão abertas. O evento, destinado a profissionais interessados em conhecer a RenovaCalc – ferramenta que será usado para determinar a intensidade de carbono dos biocombustíveis como parte do RenovaBio. O treinamento acontecerá em Campinas (SP) no dia 30 de novembro.

Realizado pela Embrapa Meio Ambiente, pela Fundação Espaço ECO (FEE) e pela Agroicone, com a participação de instrutores da Unicamp, o curso tem como objetivo compartilhar conhecimento e estimular a produção sustentável de biocombustíveis. “Trata-se de uma oportunidade para esclarecimentos sobre a metodologia de ACV para a contabilidade da intensidade de carbono de biocombustíveis, com ênfase na categoria de impacto de Mudanças Climáticas, aplicável ao etanol, biodiesel, bioquerosene e biometano”, explica a pesquisadora da Embrapa, Marília Folegatti Matsuura.

Desenhada pela a Embrapa Meio Ambiente, a Unicamp, o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e a Agroicone a pedido do Ministério das Minas e Energia (MME), a RenovaCalc mede a quantidade de gases de efeito estufa emitidos ao longo do ciclo de vida dos biocombustíveis. Essa conta servirá como base para que os fabricantes emitam CBios – certificados que poderão ser comercializados no mercado financeiro. “Logo, aqueles que apresentarem processos produtivos com menos emissão de carbono terão acesso a maior volume de créditos”, destaca Marcelo Moreira, sócio da Agroicone.

Nilza Patrícia Ramos, também pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e instrutora do curso, destaca que o treinamento priorizará atividades práticas, para que os participantes se familiarizem com a operação da RenovaCalc.

As vagas são limitadas a 30 participantes e a pré-inscrição pode ser feita clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas e dúvidas pelo telefone (19) 3311-2610 e pelo e-mail [email protected].