CBios disponíveis no mercado totalizaram 13,05 mi na 1ª quinzena
O número de Créditos de Descarbonização (CBIOs) disponíveis no mercado em 15 de fevereiro alcançava 13,05 milhões, ou 36,6% da meta para 2022, informa o Itaú BBA a partir de dados da B3 Do total, 10,4 milhões vêm do estoque de passagem do ano anterior, 2,9 milhões foram emitidos em 2022 e 200 mil foram aposentados este ano.
Na primeira metade deste mês, 3,29 milhões de títulos foram negociados. O preço médio no período, de R$ 89,8/CBio, é o maior já registrado – o título vem se valorizando desde o início deste ano.
Os motivos para a alta não são plenamente conhecidos, até porque o mercado é novo, mas eles podem estar relacionados ao aumento da meta de aquisição de CBios por distribuidoras, e estas podem estar antecipando compras para evitar novo crescimento de preços no fim do ano, como aconteceu em anos anteriores.
O CBio é um título de descarbonização que equivale a uma tonelada de carbono equivalente que deixou de ser emitida em razão do uso de biocombustíveis. Anualmente, no âmbito do programa RenovaBio, distribuidoras de combustíveis têm uma meta obrigatória de aquisição desses títulos para compensar suas emissões.