PUBLICIDADE
CREMER2024 CREMER2024
RenovaBio

3Tentos e Basf fazem operação inédita de ‘barter’ com CBios


BiodieselBR.com - 25 mai 2021 - 12:08

O mercado já está começando a encontrar outras coisas para fazer com os Créditos de Descarbonização (CBios) além de simplesmente vendê-los na B3. A fabricante de biodiesel 3Tentos e a Basf acabam de anunciar um esquema inédito de barter (troca) de insumos agrícolas por títulos do RenovaBio. Esse novo modelo de negócios vem sendo desenvolvido desde o ano passado pela multinacional de origem alemã que pretende passar a oferecer esse sistema também para o setor de etanol.

Comuns no meio agrícola, nas operações de barter um produtor rural oferece uma parte de sua produção em troca de insumos. No modelo proposto pela Basf, a 3Tentos vai transferir o direto aos CBios que vier a gerar para a Basf, que poderá comercializá-los na B3. "O barter com CBios apoia os compromissos ambientais assumidos pelo país. Além disso, reforçamos o nosso caráter de empresa inovadora e parceira dos clientes", afirma Patrícia Andreoni Ambrosio, gerente sênior de Operações de Negócio da Divisão de Soluções para Agricultura empresas no Brasil.

Certificada desde maio passado, a fabricante de biodiesel tem capacidade para gerar até 381,2 mil CBios por ano. Pelo valor de fechamento dos CBios na B3 na semana passada – R$ 30,61 –, a 3Tentos poderia faturar cerca de R$ 11,6 milhões com a venda dos títulos.

"Para nós, é motivo de orgulho estarmos na vanguarda de uma operação inovadora junto com a BASF. Isso nos possibilita realizar esse primeiro negócio de compra de insumos por meio de CBIOs, originados a partir da produção de energia limpa", comemorou, o diretor de Insumos da 3Tentos, Benhur Vione, por meio de nota distribuída à imprensa.

Fábio Rodrigues – BiodieselBR.com
Com informações da Basf e da 3Trentos